Vera Fischer      

Vera Fischer
Vera Fischer, 27/11/1951, 16h00, Blumenau/SC.        

Ela despontou por sua beleza: foi Miss Brasil. Quando escolheu seguir carreira artística, ninguém confiava que pudesse ter talento. Provou que tinha e tornou-se uma das mais famosas e controvertidas atrizes do Brasil. Seu nome está sempre ligado a escândalos, mas sua presença na tela ainda encanta e hipnotiza. Teve seu problema com drogas revelado quando seu ex-marido, com quem viveu uma relação apaixonada e tumultuada, pediu a guarda do filho. Vera se internou e buscou a recuperação. Quem é Vera Fischer? Por Josylene Sousa e Vanessa Chrystina R. Tuleski .

Vera não 'nasceu', 'chegou no mundo'. Tinha pressa para nascer, conforme revelava seu Ascendente em Áries, e possivelmente veio ao mundo através de uma cirurgia rápida. Netuno se opunha ao Ascendente, indicando que sua mãe talvez tenha tido problemas com anestesia ou algum tipo de medicação, e, ao mesmo tempo, dando a Vera Fischer sua habilidade para a carreira artística e a tendência a fragilidade ao àlcool e as drogas. Esse Ascendente ariano faz com que Vera se lance nas coisas de forma apressada, sem pensar muito nas consequências dos seus atos. Também deve ter tendência a se machucar ou colecionar objetos cortantes. Ela vai de cabeça e sempre, como o fogo (tem esse elemento em destaque no mapa) consome tudo e todos que a rodeam . Sua imagem de mulher corajosa, atirada e agressiva vem desse Ascendente. Sua tendência a 'atacar' as pessoas com objetos cortantes é uma característica negativa de Áries também. Ela também é impaciente e impulsiva. Mas Netuno oposto ao Ascendente indica que ela é igualmente sensível e que depois de se lançar, muitas vezes fica confusa, perdida e com medo.

O regente do Ascendente está em Libra. Vera é uma mistura de 'atiramento' (Áries) e 'encanto' (Libra). Muitas vezes, consegue fazer com que as pessoas que a amam, a odeiem, e vice-versa. Em entrevistas, aparece tanto o seu lado espontâneo, do Ascendente em Áries, como também a doçura libriana. Seu Marte em Libra tenta agir em harmonia. Como se atirar (Áries) e tentar fazê-lo da 'melhor maneira possível' (Libra)? Como se atirar sem magoar ninguém? É isso que Vera tenta fazer. Ela tem seu impulso, sua vontade, mas está sempre medindo suas ações através do contato com o outro, e, infelizmente ela tem usado esta energia de forma negativa, se envolvendo em relacionamentos agressivos. Marte está colocado na sexta casa, do trabalho: Vera gosta de trabalhar e joga toda a sua agressividade e energia nesse setor. Pois é ai que ela se sente completa, vive um personagem, não precisa viver as próprias carências e confusões. Se não trabalha acaba ficando doente e sem energia.

Mas Vera, que sempre foi conhecida por sua beleza, não tem apenas o regente do Ascendente em Libra. Ela tem muitos planetas em Libra: Saturno, Vênus e Netuno. Libra é o signo da graça e da beleza e não é de se surpreender que esse tenha sido o pontapé inicial na carreira de Vera Fischer. O talento, que muitos achavam que Vera não possuía, foi desenvolvido através do esforçado Saturno na sexta casa. Não tenham dúvida de que Vera se dedicou ao seu trabalho, de que estudou, de que se empenhou. Mas por que Vera é conhecida por atrasos e por faltar compromissos? Se Vera quisesse, poderia ser disciplinada (Saturno), mas ela também tem o desorganizado Netuno na sexta casa, que, usado negativamente, também cria confusões, fofocas e tumultos. Com Netuno nessa casa, por mais que se programasse, talvez sempre se atrasasse um pouco. Porém, 'um pouco' é diferente de 'grandes atrasos', que, inclusive, têm prejudicado a sua carreira. Na verdade, Netuno está 'engolindo' Vera. O uso abusivo de remédios e drogas desorganiza sua vida profissional, pessoal e familiar.

Não há como não abordar essa parte da vida de Vera: as drogas. Com Vênus conjunto a Netuno em Libra, possivelmente Vera viu nas drogas, inicialmente, uma maneira de se curar de decepções amorosas. A maioria das pessoas ao mencionar a palavra 'drogas' esquece que elas não apenas significam prazer como também anestesia a dores que não se deseja enfrentar. Vera tem Vênus conjunto a Saturno e Netuno. Ao mesmo tempo em que é muito idealista no amor (Netuno), também tem dificuldade em se entregar e confiar (Saturno). Ela quer um amor sólido, fiel (Saturno), mas que também seja 'mágico' e romântico (Netuno). São duas necessidades diferentes, mas que para Vera formam um 'conjunto'.

Mas por que seus casos amorosos são tão tumultuados? Vênus está em quadratura com Urano, o que faz com que seus relacionamentos sejam intempestivos, inconvencionais e com uma boa dose de situações inusitadas. Ela busca um pouco de 'excitação' no relacionamento, liberdade, mudança. Some a isso seu idealismo (Netuno) e necessidade de estabilidade (Saturno) e veja quantos 'ingredientes' estão envolvidos em sua 'receita de amor'. Estabilidade e mudança? Exatamente isso. Um relacionamento estruturado, mas que 'respire', que tenha liberdade. Um relacionamento fiel, mas que permita novas possibilidades. Urano está em Câncer, indicando o tumulto emocional que os relacionamentos causam para Vera. Porém, essas mesmas emoções trazem 'movimento' a vida amorosa.

Ainda com relação a vida amorosa de Vera, é sabido que ela é uma pessoa ciumenta. Vera tem a Lua em Escorpião na sétima casa. É pouco provável que suas reações de ciúme sejam 'do nada'. Vera realmente pressente o interesse de quem ela gosta por outra pessoa e a correspondência da mesma. Acontece que Vera reage muito intensamente a isso. Ela mesma abre 'liberdade' para o amor, mas não gosta de ser traída. Vera tem muita intensidade emocional. Não bastasse a Lua estar em Escorpião também está em quadratura com Plutão, regente de Escorpião. Sua desconfiança básica possivelmente vem do relacionamento com um dos pais, possivelmente o pai.

E a natureza essencial de Vera? Vera é uma sagitariana. Como sagitariana ela quer aprender, crescer, compreender, quer buscar. Essa busca está bastante relacionada ao seu próprio interior, já que Júpiter se encontra na décima segunda casa, da fé interior, e no signo de Áries: Vera precisa confiar que pode contar consigo mesma, que a fonte de seu otimismo está em si mesma e no seu espírito de luta.

Vera também tem o Sol na oitava casa, do ocultismo, das transformações e da sexualidade. Vera precisa ir fundo em si mesma. Nesse sentido, tudo que a desvie dessa busca na verdade a está desviando de seu destino básico. Vera precisa buscar o que é oculto, misterioso, místico e intenso. Talvez sua entrega às drogas seja exatamente porque ela ainda não encontrou este caminho e talvez porque ainda não tenha procurado. A oitava casa é também a da morte, e com o Sol nessa casa é essencial que Vera 'compreenda a morte', pense a respeito dela. Falecimentos de pessoas proximas provocam grandes mudanças interiores nela, mas ela não leva isso adiante durante muito tempo, essa mudança não é completada. Aliás, terminar coisas que começa não é o forte de Vera. Tudo o que é a longo prazo ela deixa pela metade. Seus tratamentos são uma prova disso, o que é uma característica do seu Ascendente ariano e dos signos de Fogo em seu mapa.

O Mercúrio de Vera está em Sagitário: ela se beneficiaria se estudasse línguas, culturas ou religiões. Enfim, coisas que 'abram a perspectiva'.

O Meio-do-Céu está nos últimos minutos de Capricórnio: Vera se esforçou para chegar onde chegou. O regente da casa da profissão está em Libra: sim, ela tem vocação artística e também para a justiça. Poderia ser uma advogada mas, de toda forma, ela é uma pessoa justa que se preocupa com o próximo, do jeito dela. Saturno, retente da casa dez, está conjunto a Netuno, o que traz sensibilidade e facilidade em 'incorporar' um personagem. Curiosamente, esta facilidade está presente mais na sua profissão do que na sua própria vida, no seu cotidiano. Saturno está conjunto a Vênus: não importa que papel Vera faça, ela sempre chamará a atenção por sua feminilidade, beleza, graça, elegância e porte altivo.

Aquário também influencia no Meio-do-Céu de Vera Fischer. Ela chama a atenção 'por ser diferente'. Urano, o regente de Aquário, está na terceira casa: ela é conhecida por suas declarações imprevisíveis, surpreendentes e sempre bombásticas. Urano está em Câncer: esses 'rompantes' tem origem emocional. A terceira casa é regida por Mercúrio, que colocado em Sagitário, mostra porque Vera tem tanta facilidade em se tornar 'publicidade' e chamar a imprensa, e seus atos são sempre seguidos de muita divulgação, positiva ou negativa. Se ela gosta da Imprensa? Não, ela gostaria de ter uma parte da sua privacidade preservada, conforme indica seu Sol na oitava casa, mas ao mesmo tempo precisa chamar a atenção de todos (Sol em Sagitário, expansivo). Porém, sendo uma pessoa altamente impulsiva, muitas vezes é tarde para 'corrigir' isso ou impedir que invadam sua vida.

Há uma notável ausência no mapa de Vera: não há planetas em signo de Terra. Isso explica sua dificuldade e mesmo resistência com as 'coisas práticas e terrenas', inclusive com regras. Ela é movida a impulso e desejo. Aborrece-se quando tem de fazer parte de um esquema e cumprir obrigações, principalmente se isso tiver de durar muito tempo.

Nesse momento, Plutão está sobre o Sol de Vera, que passa por uma grande transformação pessoal. Ela está tendo que abandonar o passado (o que inclui as dependência química) e deixar para trás muitas coisas da sua vida. Ela está tendo que deixar para trás todo um estilo de vida e um passado. O Sol rege a quinta casa de Vera, dos filhos, e não é exagero dizer que o filho está na raiz dessa grande transformação. Ela sente não como se tivesse perdido a guarda, e sim, como se o tivesse perdido, pois todos os sentimentos de Vera são muito intensos e essa característica está enfatizada com esse trânsito. Mas talvez esse fato tenha servido para Vera Fischer fazer um mergulho muito fundo dentro de si mesma, buscando um significado mais amplo (Sagitário) e ao mesmo tempo mais profundo (Sol na casa oito) para a sua vida.

04/07/98.