SATURNO, ESFORÇO E AMADURECIMENTO

por Vanessa Chrystina R. Tuleski

Saturno é o regente de Capricórnio.  Fica cerca de dois anos e meio em cada signo. Durante aquele  período você precisa trabalhar as questões relativas àquele signo e a casa aonde ele está no seu mapa astral. Se Saturno estiver transitando na sua segunda casa, por exemplo, você tem que organizar melhor as suas finanças e gastos.

Saturno pede responsabilidade e amadurecimento. Quando você executa bem essa tarefa, fica com uma sensação de dever cumprido. Tudo o que é bom precisa ter Saturno no meio: ele está no trabalho meticuloso do cientista, no esforço continuado do atleta e na sua meta de fazer algo bem feito!

No mapa astral, a casa de Saturno é uma casa  de maior seriedade e trabalho. Você é mais seletivo e amadurecido nela! Mas, algumas vezes, teve de enfrentar bloqueios iniciais ou se esforçar bastante para adquirir a segurança que procurava.

Por isto, a casa onde Saturno está mostra o assunto aonde você tem que trabalhar mais. Algumas vezes, você pode encontrar mais dificuldades nela, e é por esse motivo que você tem vontade de superar aquele assunto! Por exemplo, Demóstenes, o orador grego, tinha sido gago. Machado de Assis, grande escritor de nosso país, nasceu pobre e mulato. São exemplos de pessoas que se depararam com dificuldades iniciais e decidiram superá-las, tornando-se autoridades em seus campos de atividade.

Abaixo, confira o posicionamento de Saturno por signo e por casa.

SIGNO/CASA DESCRIÇÃO DE SATURNO POR SIGNO DESCRIÇÃO DE SATURNO POR CASA
ÁRIES/CASA UM Você deseja ter mais iniciativa e coragem. Tem necessidade de superar bloqueios pessoais para poder afirmar a sua individualidade. Algumas vezes, tem dificuldade em sem impor ou em se lançar em coisas que deseje. Pode não confiar muito em si mesmo, tendo que constantemente aprender a ser mais direto. Por outro lado, algumas pessoas com Saturno em Áries exageram, sendo muito impositivas, o que seria uma espécie de supercompensação, uma ênfase excessiva na energia ariana de luta e combate.  Fisicamente, salvo outros fatores, Saturno na casa um indica tendência a magreza e também a ter tido dificuldades na infância (especialmente um organismo não muito forte). Saturno na casa um pode demorar para se lançar em algo, mas o faz com firmeza. Algumas pessoas com Saturno na casa um são excessivamente cautelosas e pessimistas. Enquanto outras são seguras e sabem exatamente o querem, tendo uma noção muito definida de seus próprios objetivos. A realização profissional e o respeito podem ser importantes para quem tem Saturno na casa um.
TOURO/CASA DOIS Saturno em Touro pode caracterizar um certo 'medo do prazer', da indolência, da preguiça. Também pode indicar cautela afetiva, como alguém que 'retém' um pouco para não se machucar. Saturno em Touro indica alguém que leva a sério a vida material. Para elas ter bem e segurança é importante. Tanto que algumas delas tornam-se excessivamente materialistas, considerando rigidamente que o dinheiro é a coisa mais importante, tendo, é claro, de rever esta postura. Você quer administrar com cuidado seus bens e recursos. Você se preocupa em poupar e em construir algo para o futuro. Talvez tenha até mesmo um medo excessivo de 'ficar pobre'. Você procura valorizar seus talentos e quer ter maior estabilidade e certezas na vida. Você deseja colocar as fundações de algo que seja fonte de segurança na sua vida. É econômico e não arrisca seu dinheiro, preferindo investir em coisas seguras e a longo prazo.
GÊMEOS/CASA TRÊS Saturno em Gêmeos indica o medo de não se comunicar bem. Também indica um certo receio da polêmica e da discussão, de ter suas idéias atacadas. Você pode examinar cuidadosamente os conceitos que recebe. Algumas pessoas com Saturno em Gêmeos também não toleram a mentira, por pequena que seja. Por outro lado, há quem tenha Saturno em Gêmeos e que deseje impôr suas idéias. Mas também há pessoas cuidadosas em sua comunicação e que sentem um forte desejo de aprender mais e saberem bem aquilo que desejam reter. Tem um pouco de 'alma de cientista', leva a sério o que aprende e gosta de estudar o que lhe interessa. Valoriza a razão. Você é cuidadoso com as palavras, evitando 'falar demais' ou 'dizer o que não devia'. Entretanto, é objetivo e pode dizer 'palavras duras' se necessário. Com relação as informações que recebe, dá muita importância a credibilidade delas, por isto 'estuda' tudo o que ouve. Aliás, pode ser um 'eterno estudante', tendo necessidade de 'aprender bem' tudo o que a se propõe.  Quer entrosar-se com o seu ambiente imediato, mas não é uma pessoa para 'conversas fúteis' por tempo muito prolongado. Preocupa-se com a gramática, a escrita e a exatidão das palavras.
CÂNCER/CASA QUATRO Com Saturno em Câncer, você pode ser um pouco carente. Entretanto, pode ter dificuldade em admitir isto. A família lhe importa muito e um dos pais foi fundamental para você. Com Saturno em Câncer você pode ter medo de se mostrar frágil e vulnerável, por outro lado, dá muita importância ao afeto e pode ser realmente sensível. Deve aprender a melhorar a expressão de seus sentimentos e admiti-los.. Um de seus pais pode ter sido uma pessoa fria ou muito rígida. Ou você pode não ter se sentido totalmente à vontade com a sua família. Por outro lado, com Saturno na casa quatro, ao fundar sua própria família você pode ter muitas regras e imposições. Ou, diferentemente disso, se sentir bastante responsável por aqueles que estão sob a sua proteção. A família é importante para você e você deve se esforçar para estreitar e melhorar seus laços com ela.
LEÃO/CASA CINCO Você SE leva bastante a sério. Para você, respeito e dignidade são importantes. Você deseja ser mais firme. Algumas pessoas com Saturno em Leão são firmes demais, beirando o autoritarismo. Outras, entretanto, sabem que 'se dar ao respeito' e fazer valer este respeito é importante. Secretamente, você teme não ser o bastante interessante, devendo sempre aprender a reforçar sua auto-estima. Para você, filhos são uma grande responsabilidade. Algumas pessoas com Saturno na quinta casa podem 'demorar' a terem filhos por terem ciência disso, já que se empenham bastante por sua prole. Também levam muito a sério o amor e não são de relacionamentos fortuitos ou informais. As pessoas com Saturno na quinta casa têm de aprender a se divertir e a se soltar. No amor, podem ter de aprender a valorizem-se, também, já que sentem um intenso desejo de serem valorizadas. Os hobbies das pessoas com Saturno na quinta casa podem estar bastante ligados ao trabalho.
VIRGEM/CASA SEIS Com Saturno em Virgem você se preocupa com limpeza, organização, higiene, alimentação, dieta. Também se preocupa em fazer as coisas 'do modo correto' e pode ser bastante perfeccionista. Também é bastante voltado para o trabalho. Por outro lado, é uma pessoa que pode ajudar outras, visto que a sua concentração no mundo prático pode levar você a desenvolver várias habilidades. Tem medo de ser crédulo ou tolo, por isso o ceticismo pode ser o seu escudo. Algumas pessoas com Saturno em Virgem podem ser excessivamente técnicas ou científicas. Por outro lado, elas podem trazer contribuições a sociedade desta maneira. Você está sempre bastante ocupado com o dia-a-dia, com as inúmeras tarefas que quer desempenhar bem. Você leva a sério a sua saúde e talvez não tenha dificuldade em adotar um programa de exercícios ou de ser disciplinado na sua alimentação. Você está sempre procurando fazer da melhor forma possível o seu trabalho e é muito esforçado. Quer tudo em ordem. Exige de seus subordinados e colegas. Na saúde, o seu ponto fraco podem ser os dentes, os ossos e a pele, e também as doenças crônicas, devendo aprender a respeito de tudo isto.
LIBRA/CASA SETE Você se interessa em melhorar seus relacionamentos e os leva a sério. Também tem forte necessidade de justiça, ficando realmente muito contrariado quando ela não ocorre. No seu relacionamento com as pessoas, você considera a educação fundamental, e também a razão. O posicionamento de Saturno em Libra é considerado benéfico tendo em vista que você considera importante o equilíbrio e a ponderação, sempre examinando a si mesmo para ver se está agindo de uma forma justa ou correta. Você está buscando um relacionamento sério. Sente atração por pessoas mais velhas, mais seguras e mais experientes. Os relacionamentos podem acontecer um pouco mais tarde em sua vida, visto a sua necessidade de fazer as escolhas corretas. Entretanto, não gosta de ficar sozinho e, uma vez que tenha um relacionamento, trabalha e se empenha por ele. Não deixa 'qualquer pessoa' entrar em sua vida, e isto em termos gerais, até mesmo de amizades. A pessoa que escolher para seu par  pode ser alguém competente e voltado para a sua carreira. As mulheres tendem a procurar um pouco seus pais nos homens escolhidos. E os homens com este posicionamento tendem a ser um pouco 'paternais', para bem e para mal!
ESCORPIÃO/CASA OITO Com Saturno em Escorpião, você leva a sério a tarefa de enxergar 'além da superfície'. Tenta sempre ser mais profundo, por isso talvez se interesse por esoterismo, psicologia e outros assuntos que explorem a fundo o ser humano. Entretanto, pode temer um pouco o seu lado instintivo ou seus sentimentos 'menos aceitáveis'. Teme um pouco 'a besta' que existe dentro de si mesmo e das pessoas. Curiosamente, algumas pessoas com Saturno em Escorpião podem ser muito cruéis. Entretanto, outras sabem que é necessário controlar um pouco este lado mais cego e instintivo da existência humana. Com Saturno na oitava casa possivelmente você já se sentiu rejeitado em alguma época da sua vida (algumas vezes, por seu pai). Entretanto, procura dissimular este sentimento ou este passado, enquanto tenta compreender melhor o comportamento das pessoas. Leva a sexualidade muito a sério, muitas vezes querendo ter 'a atuação perfeita' e pode ficar sempre um pouco inseguro. Entretanto, pode se tornar, também, muito competente neste campo. Também é possível que seja mais seletivo na escolha de seus parceiros. Igualmente, não é uma pessoa que 'abra' sua intimidade, muito embora possa aparentar isto.
SAGITÁRIO/CASA NOVE
Com Saturno em Sagitário você sente necessidade de compreender o mundo, entender as 'leis' do mundo. Entretanto, prefere sistemas filosóficos ou religiosos bem estruturados e, uma vez em que adira a eles, você raramente muda o seu ponto de vista, sendo muito difícil convencê-lo. Tem certa aversão a figura do 'aventureiro irresponsável', ao mesmo tempo em que valoriza muito a sua independência. Também é um defensor da verdade, não gostando de excessiva relatividade na interpretação de determinadas coisas. Com Saturno em Sagitário, você também evita ser muito entusiástico ou exagerado. Você vê a necessidade de desenvolver uma visão de vida realista e consistente. Não quer construir 'castelos de areia', e por isso é muito cuidadoso com relação a informações filosóficas e religiosas. Entretanto, tende a escolher um sistema filosófico ou religioso em que predomine uma visão de trabalho e responsabilidade. A educação superior pode ser importante para você e ter uma religião pode ser uma base de sustentação, que ajuda a desenvolver a sua perspectiva com relação ao mundo.
CAPRICÓRNIO/CASA DEZ
Com Saturno em Capricórnio, você é realmente muito responsável. Teve um pai ou uma mãe que exigiu bastante de você e desde cedo arcou com responsabilidades. Esforçado, leva a sério a sua atuação no mundo. Quer ser respeitado e levado em consideração. Não se desvia facilmente das coisas que se propôs a fazer e muitos de suas escolhas são duradouras. Por vezes até demais, visto a sua enorme persistência e tenacidade. Você tem um pai ou uma mãe ambiciosos, que desejam muito que você alcance o sucesso na vida. Você deseja ser uma 'autoridade' em sua profissão, e para isso trabalha duro. Tem medo do não reconhecimento e, mesmo que não admita, é sensível a imagem que você passa para as pessoas, ao que 'elas acham de você'. Um pouco da imagem que você passa, inclusive, é um tanto séria. Você acredita mais no seu empenho do que no fator sorte e a realização profissional é algo muitíssimo importante para você. Seu objetivo é um dia 'chegar lá'!
AQUÁRIO/CASA ONZE Para você, os princípios, a verdade, é essencial. Você pode, muitas vezes, ser rigidamente frio em nome de algo em que acredite. Por outro lado, leva muito a sério o lado grupal da vida das pessoas, preocupando-se com a sociedade e em fazê-la mais justa, ainda em que apenas em seu universo. Com Saturno em Aquário algumas vezes você não se acha suficientemente inventivo e pode temer mudanças. Entretanto, quando resolve mudar algo em sua vida pode ser bastante firme e persistente. Você deseja escolher bem seus amigos, por isso não os tem em grande número. Quer amizades leais e duradouras. Não se sente muito à vontade em grandes grupos. Seus planos para o futuro sempre envolvem a sua profissão e muitos de seus planos são também 'investimentos a longo prazo'.  Você se preocupa com a humanidade, mas ao mesmo tempo é cauteloso com as pessoas e não ingressa entusiasticamente em qualquer causa, e sim, apenas naquelas em que pode colaborar de forma prática e realmente ver algo ser feito. 
PEIXES/CASA DOZE Com Saturno em Peixes, você tem um pouco de medo de sonhar. Também pode temer um pouco a sua intuição, ou, ao contrário, pode querer desenvolvê-la de um modo sério. Com Saturno em Peixes, você teme ser muito frágil ou 'vítima' e é pouco tolerante com as pessoas que fingem estar vitimizadas. Por outro lado, é uma pessoa muito sensível e que, algumas vezes, somatiza problemas emocionais em função disso. Leva a sério a tarefa de ajudar as pessoas e ser solidário, visto que admite que qualquer pessoa um dia possa estar na posição de ter de ser ajudada. Você pode ter sentido desconforto antes de nascer (período pré-natal) ou seus pais passavam por algum tipo de dificuldade. Internamente, você pode ter muitas preocupações e tendência a depressão. Mas pode reverter esta tendência quando se dedica a entender melhor o seu interior. E também quando decide desenvolver-se o lado espiritual e intuitivo em sua vida. Se acredita em outras vidas, pode ter tido nelas grande responsabilidade e ter sido uma figura de autoridade. Entretanto, pode haver a necessidade de revê-las, para trabalhar em cima de problemas crônicos que possa ter trazido para eta vida.