MEU SIGNO COMBINA COM O SEU?

Vanessa Chrystina R. Tuleski, em 14 de maio de 1999.

É muito comum se ouvir a pergunta: meu signo combina com o signo da pessoa que eu gosto? Na realidade, levar apenas o signo solar em conta é muito pouco. Por que? Porque o mapa astral inteiro de cada um deve ser examinado e comparado com o do outro para poder se chegar a uma resposta sobre possibilidades e interação. E, mesmo assim, a resposta nunca será um simples 'combina', e sim, um levantamento das áreas de afinidade e daquelas que podem provocar conflito. Esta técnica de estudar dois mapas a fundo se chama Sinastria

Abaixo há uma tabela que seria um ponto de partida a respeito do potencial dos relacionamento afetivo levando-se em conta apenas o signo solar. Esta tabela pode servir de referência ou para dar uma idéia mais geral. 

  

ÁRIES

  

ÁRIES

Forte atração e mútua admiração. Relacionamento baseado na individualidade de cada um. Como ambos têm temperamento forte, desentendimentos podem ser definitivos.    

GÊMEOS

 

VIRGEM

Ambos se sentirão admirados com a capacidade intelectual um do outro. Entretanto, Gêmeos terá mais leveza e Virgem um senso mais crítico. O modo de se entender será tendo boas e esclarecedoras conversas.   

VIRGEM

 

ESCORPIÃO

Escorpião vai apreciar a inteligência inquisitiva de Virgem e Virgem vai gostar muito da mente profunda de Escorpião. Mas Escorpião vai exigir mais paixão de Virgem e Virgem vai ensinar a Escorpião a conter um pouco a passionalidade.
  

ÁRIES

 

TOURO

Touro dá base para Áries. Áries traz mais iniciativa para Touro. Forte sensualidade no relacionamento. Como tem ritmos diferentes (Áries é rápido e Touro é lento), um deve respeitar o ritmo do outro.  

GÊMEOS

 

LIBRA

Fácil entendimento. Ambos são muito sociáveis. Para dar certo, só é preciso que Gêmeos seja um pouco mais interessado no relacionamento e que Libra entenda que o jeito aéreo de Gêmeos é assim mesmo.  

VIRGEM

 

 SAGITÁRIO

Virgem acha Sagitário autoconfiante demais e Sagitário acha que Virgem só se preocupa com pequenas coisas. É preciso que ambos descubram que Sagitário vê o 'todo' e Virgem, os detalhes. 
 

ÁRIES

 

GÊMEOS

Os dois são agitados e adoram novidade. Boa troca mental. Vão ter muita disposição para sair e fazer coisas. Emocionalmente, tem de haver outros posicionamentos no mapa para criar mais laço.  

GÊMEOS

 

ESCORPIÃO

Fascínio um pelo outro. Gêmeos atrai por sua multiplicidade. Escorpião por intensidade. Mas pode haver dificuldade em Escorpião aceitar a superficialidade de Gêmeos, e Gêmeos o jeito absorvente de Escorpião.  

VIRGEM

 

CAPRIC.

Grande chance de entendimento, porque Capricórnio não teme o espírito crítico de Virgem e Virgem consegue ver os sentimentos de Capricórnio em seu jeito mais contido. Um ajuda o outro.
  

ÁRIES

 

CÂNCER

Áries incentiva Câncer a ser mais ousado e independente e Câncer traz mais ternura para a vida do ariano.  Áries deve procurar entender a sensibilidade de Câncer e que o Câncer deve entender o jeito impulsivo de Áries.  

GÊMEOS

 

SAGITÁRIO

Atração de opostos. Gêmeos tem mais traquejo e conhecimento imediato, e Sagitário é mais filosófico. Mas Sagitário não deve impor suas idéias, e Gêmeos deve entender a busca pela verdade de Sagitário.  

VIRGEM

 

AQUÁRIO

Para Aquário, Virgem está muito preso ao cotidiano, e para Virgem, Aquário é muito utópico. Para se entenderem, é preciso que ambos saibam que Virgem só enxerga a realidade presente e Aquário tem a cabeça no futuro.
  

ÁRIES

 

LEÃO

Ambos falam uma linguagem de entusiasmo e energia, e são fortes. Se respeitarem um ao outro, o relacionamento pode ser de muito entusiasmo. Ambos devem controlar o gênio para dar certo.    

GÊMEOS

 

CAPRIC.

Capricórnio é muito sério para Gêmeos e Gêmeos parece muito inconseqüente para Capricórnio. Entretanto, Gêmeos pode ensinar a leveza a Capricórnio e este pode ensinar Gêmeos a perseguir seus objetivos.   

VIRGEM

 

PEIXES

União de opostos, com Virgem ensinando Peixes a se organizar mais e Peixes ensinando Virgem a relaxar e curtir. Um não deve tentar mudar o outro, e sim, crescer com estas diferenças!
 

ÁRIES

 

VIRGEM

Certa dificuldade de relacionamento porque Virgem é crítico e detalhista e Áries não liga para detalhes. Devem conhecer esta diferença para poder se entender.    

GÊMEOS

 

AQUÁRIO

Forte atração, sobretudo pela mente. Ambos irão apreciar muito o diálogo com o outro. Gêmeos poderá ensinar Aquário a rever certas obstinações e Aquário poderá mostrar a Gêmeos o retrato das situações.    

 LIBRA

 

 LIBRA

Ambos irão respeitar muito um ao outro e investir no relacionamento. Entretanto, pode ser uma união muito calma, e um deles pode sentir mais necessidade de viver os contrastes. 
  

ÁRIES

 

LIBRA

União de opostos. A suavidade de Libra atrai Áries e o jeito espontâneo e decidido de Áries atrai Libra. Para dar certo para os dois, Áries deve aprender a se moderar e Libra a se afirmar.   

GÊMEOS

 

PEIXES

Gêmeos não entende a excessiva emocionalidade de Peixes e Peixes não entende como Gêmeos pode viver em um mundo exclusivamente mental. Para dar certo, ambos terão de se permitir 'ser' um pouco como o outro.   

 LIBRA

 

ESCORPIÃO

Escorpião acha incrível a leveza de Libra e Libra se sente atraído pela profundidade de Escorpião. É preciso que ambos entendam que Libra vê o lado bom das coisas e Escorpião vê tudo profundo. 
 

ÁRIES

 

ESCORPIÃO

Identificação pela coragem e pela sexualidade. Porém, Escorpião deve entender que Áries não faz nada premeditado, e Áries tem de ver que Escorpião é complexo e sensível.  

 CÂNCER

 

 CÂNCER

União de muito carinho e intimidade. Mas como os dois são muito sensíveis, poderá haver muitas briguinhas e chantagens emocionais. Mas, apesar disso, não vão se desgrudar tão fácil um do outro!   

 LIBRA

 

SAGITÁRIO

Libra desperta em Sagitário o desejo de falar de suas buscas e seu universo. E Sagitário aprende com Libra a julgar com maior imparcialidade. A união será baseada na curiosidade de ambos perante a vida. 
 

ÁRIES

 

SAGITÁRIO

Eis duas criaturas que vão querer muita aventura e liberdade! Podem se dar muito bem, mas se nenhum dos dois fizer um papel de 'segurar' o relacionamento, só a afinidade não será suficiente!   

 CÂNCER

 

LEÃO

Câncer encontra proteção em Leão e Leão contra um excelente 'colo' em Câncer! Porém, Leão deve incentivar Câncer a ser menos inseguro. E Câncer deve ajudar Leão a admitir seus sentimentos por trás do seu orgulho.   

 LIBRA

 

CAPRIC.

Capricórnio acha Libra muito fútil e Libra acha Capricórnio muito pesado. Entretanto, Capricórnio pode aprender a ser mais sociável com Libra e Libra pode aprender a ser mais prático com Capricórnio.
   

ÁRIES

 

CAPRIC.

Ambos sabem o que querem, mas Capricórnio é mais contido e Áries mais impulsivo. Para que se dêem bem, é preciso que aprendam a respeitar esta diferença de personalidade básica.    

 CÂNCER

 

 VIRGEM

Câncer pode se beneficiar do discernimento de Virgem, e Virgem aprender com Câncer a dar mais vazão aos sentimentos. Virgem deve entender a sensibilidade de Câncer e o espírito analítico de Virgem.    

 LIBRA

 

AQUÁRIO

União com ótimas possibilidades de sucesso. Cada um entende a necessidade de variedade de interesses do outro. Libra admira a inteligência de Aquário e Aquário adora a leveza e habilidade de Libra.
 

ÁRIES

 

AQUÁRIO

União baseada na liberdade. Ambos terão inteligência rápida e o diálogo poderá ser um ponto forte. A coragem de Áries agradará Aquário e a criatividade de Aquário será estimulante para Áries.    

 CÂNCER

 

LIBRA

Certa dificuldade, porque Câncer é mais emotivo e Libra mais distante. Câncer deve entender que Libra é sociável, e Libra tem de entender que o mundo particular é tudo para Câncer.    

 LIBRA

 

PEIXES

Libra é de uma natureza mais racional e sociável e Peixes é mais introvertido e emotivo. Peixes pode não entender que Libra precisa de contato com os outros e Libra pode não entender o lado mais solitário de Peixes.
  

ÁRIES

 

PEIXES

Áries vai ajudar Peixes a assumir mais suas vontades e Peixes irá suavizar Áries. Para dar certo, terão de aprender a 'trocar papéis': Áries abrir mão do egoísmo e Peixes ser mais assertivo.   

 CÂNCER

 

ESCORPIÃO

Grandes chances de sucesso! Câncer ajuda a 'desarmar' um pouco Escorpião e Escorpião 'nutre' Câncer com seus sentimentos intensos. Entendimento com base em sentimentos.  

 ESCORPIÃO

 

 ESCORPIÃO

Os dois juntos serão muito intensos e possessivos. Conhecerão a fundo a alma um do outro. Entretanto, devem cuidar para que tendências destrutivas não predominem. Sexualidade como ponto alto. 
  

TOURO

 

  

TOURO

 

Ambos serão muito sensuais e entenderão a praticidade um do outro. A união poderá durar bastante, mas é importante que um dos dois esteja atento à criatividade, para o relacionamento não cair na mesmice.   

 CÂNCER

 

 SAGITÁRIO

São muito diferentes. Câncer deve evitar reter Sagitário e Sagitário deve dar a Câncer um pouco de intimidade e segurança emocional. Câncer é introvertido e Sagitário é extrovertido. Terão de chegar a um acordo.   

   ESCORPIÃO

 

SAGITÁRIO

Escorpião tem muito a ganhar com otimismo de Sagitário e Sagitário pode aprender a não fugir de seus sentimentos com Escorpião. Se buscarem aprender um com outro, há boas chances de dar certo.
  

TOURO

 

 

GÊMEOS

 

Gêmeos poderá auxiliar Touro a ser mais flexível, e Touro dará um pouco de base e estabilidade ao irrequieto Gêmeos. Mas é importante que um aceito o outro como ele é.   

 CÂNCER

 

CAPRIC.

União de opostos, em que Capricórnio dá a sonhada estabilidade a Câncer e Câncer dá carinho a Capricórnio. Para dar certo, Capricórnio deve reduzir a secura e Câncer deve aprender a ser mais maduro.   

 ESCORPIÃO

 

CAPRIC.

Capricórnio ensina a Escorpião a confiar no tempo e aprende com Escorpião que a alma humana é feita de paixões e profundezas. Um aprecia muito a lealdade do outro e ambos conhecem muito o ser humano.
 

TOURO 

 

CÂNCER

O relacionamento será de muita proximidade. E ambos irão querer fidelidade! Touro ajuda a tranqüilizar Câncer e Câncer, com sua emotividade, traz 'tempero' à vida de Touro.  

 CÂNCER

 

AQUÁRIO

Câncer quer vínculo e certeza e Aquário acha que tudo pode mudar. São muito diferentes. Câncer não deve depender de Aquário e Aquário deve entender que Câncer quer uma resposta mais emocional.   

 ESCORPIÃO

 

AQUÁRIO

Choque entre a paixão de Escorpião e o distanciamento de Aquário. Escorpião se aferra aos sentimentos e Aquário às suas idéias. Devem aprender a respeitar estas diferenças para dar certo.
  

TOURO

 

LEÃO

Há muita atração. Entretanto, ambos podem ser muito teimosos. Leão deve se adaptar ao estilo mais tranqüilo de Touro, e Touro deve entender que Leão precisa buscar atenção e reconhecimento.   

 CÂNCER

 

PEIXES

Ambos são sentimentais, porém, Peixes se dá mais aos outros, e Câncer mais a sua família. Terão um ótimo entendimento e ambos viverão com emoção o relacionamento!   

 ESCORPIÃO

 

PEIXES

União com com muito amor. Peixes pode aprender com Escorpião a ser mais forte e Escorpião pode aprender com Peixes a experimentar sentimentos mais suaves e se conhecer de um outro modo.
  

TOURO

 

VIRGEM

Excelente entendimento, por serem dois signos de natureza prática! Touro ensina Virgem a se valorizar mais, e Virgem mostra a Touro a necessidade de ser mais flexível e modificar algumas coisas.   

 LEÃO

 

 LEÃO

Os dois são orgulhosos e adoram se destacar. Devem dar a chance a cada um de brilhar a sua própria maneira. São leais. A união será um espelho do modo como cada um se vê. Entretanto, o orgulho pode atrapalhar.    

 SAGITÁRIO

 

 SAGITÁRIO

Um ficará ao lado do outro enquanto compartilharem uma mesma filosofia. Ambos querem muito da vida e por isto podem se apaixonar pelo sentimento de fartura e entusiasmo um do outro. 
 

TOURO

 

LIBRA

Ambos cultivam o lado agradável da vida, porém, Touro é mais possessivo e Libra necessita de maior liberdade e contato com outras pessoas. Devem tentar negociar estas diferenças.  

 LEÃO

 

 VIRGEM

Leão ensina Virgem a ser menos modesto, e Virgem ajuda Leão a ser mais prático. Para dar certo, Virgem deve evitar criticar Leão, e Leão deve ver quando Virgem também quer elogio e reconhecimento.   

SAGITÁRIO

 

CAPRIC.

Capricórnio poderá ajudar Sagitário a concretizar seus projetos e Sagitário pode ensinar Capricórnio a ousar e se soltar mais. Ambos devem entender que Sagitário expande e Capricórnio concretiza.
  

TOURO

 

ESCORPIÃO

Forte atração de opostos, cuja tônica é a sensualidade. Escorpião encontra sossego na simplicidade de Touro, e Touro conhece o mistério através de Escorpião. Mas é importante que entendam suas profundas diferenças.   

 LEÃO

 

 LIBRA

O charmoso Libra atrai Leão e o forte magnetismo de Leão atrai Libra. Ambos adoram a experiência do amor, mas Leão é mais ardente e Libra se preocupa mais com o relacionamento na prática.   

SAGITÁRIO

 

AQUÁRIO

Ambos voltam-se para o novo e a liberdade. Vão apreciar muito a companhia do outro e ficar juntos apenas se for bom para os dois! 
  

TOURO

 

SAGITÁRIO

Certa dificuldade de entendimento.Touro é estável e Sagitário quer ir buscar coisas fora. Para dar certo, Touro deve deixar Sagitário sair e Sagitário deve aceitar que Touro não entende suas buscas.  

 LEÃO

 

ESCORPIÃO

Leão ama a vida pelo seu lado claro e Escorpião ama a vida por seu lado profundo. Escorpião deve entender que Leão precisa de atenção, e Leão deve entender que Escorpião é profundo. Devem evitar disputas.   

 SAGITÁRIO

 

PEIXES

 Sagitário é bastante confiante e Peixes tem dúvidas sobre tudo. Sagitário pode ajudar Peixes a ter uma atitude menos contemplativa e Peixes pode ensinar Sagitário a ter mais humildade. 
  

TOURO

 

CAPRIC.

Ótima união, que possivelmente resultará em um crescimento financeiro e profissional para ambos. Touro dá um pouco de suavidade a Capricórnio, que ensina a Touro a ser mais disciplinado.  

 LEÃO

 

 SAGITÁRIO

Ambos tem uma natureza mais para clara e otimista. Boas chances de se entenderem por seu entusiasmo! Leão não deve 'segurar' Sagitário e Sagitário deve entender que Leão quer ser importante.    

CAPRIC.

 

 

CAPRIC.

 

Ambos iniciarão uma união muito consciente do que querem. O ponto chave será o respeito um pelo outro e o mútuo apoio em termos de carreira. Um dos dois deve ser mais sentimental para dar certo. 
  

TOURO

 

AQUÁRIO

Enorme dificuldade de entendimento. Touro é conservador e possessivo e Aquário é liberal e questionador. Só dará certo se entenderem que cada um é de um jeito e não vai mudar.  

 LEÃO

 

CAPRIC.

O capricorniano pode achar o leonino muito exibido e o leonino achar o capricorniano muito autoritário. Um não deve tentar dominar e mudar o outro, pois só assim pode dar certo.  

CAPRIC.

 

AQUÁRIO

Se Capricórnio aprender a se libertar de condicionamentos e Aquário procurar entender a ambição de Capricórnio, a união pode dar certo. O ideal é que, juntos, Capricórnio se solte mais e que Aquário se torne menos utópico. 
  

TOURO

 

PEIXES

Touro dará a Peixes um 'porto seguro' e Peixes ajudará a Touro a desenvolver uma percepção maior do invisível. Embora de naturezas diferentes, as chances são a de que um respeito o outro.  

 LEÃO

 

AQUÁRIO

União de opostos, sendo Aquário todo desprendido e voltado para o grupo e Leão autocentrado. Leão pode ensinar Aquário a ter mais auto-estima, e Aquário pode ensinar Leão a se importar menos com os outros.    

CAPRIC.

 

PEIXES

Capricórnio mostrará a Peixes como funciona o mundo e Peixes poderá abrir, em Capricórnio, canais para a sensibilidade e compaixão. Peixes poderá se estabilizar um pouco e Capricórnio poderá desenvolver outros interesses. 
 

 

 GÊMEOS

 

 

GÊMEOS

Ambos muito inquietos e falantes, cada um quererá ser mais esperto do que outro. Vai dar certo se um dos geminianos se entregar antes. A tônica do relacionamento será o diálogo.  

 LEÃO

 

PEIXES

Leão tem uma certa dificuldade em lidar com a fragilidade de Peixes e Peixes acha pode se sentir isolado. Para dar certo, Leão deve levar sua própria luz ao mundo confuso de Peixes e Peixes deve ensinar Leão a exigir menos atenção.  

 AQUÁRIO

 

AQUÁRIO

União baseada em uma visão muito avançada da vida, e no desejo de estar juntos apenas enquanto existir afinidade. Juntos, formarão um casal heterogêneo e que, ao mesmo tempo, guarda grande semelhança!
  

GÊMEOS

 

CÂNCER

Câncer pode levar Gêmeos a entrar mais em contato com sua emotividade, e Gêmeos poderá ensinar a Câncer a ter maior distanciamento. Devem entender que Gêmeos será sempre mais racional e Câncer mais emotivo.  

 VIRGEM

 

 VIRGEM

A maior alegria é que um vai ajudar o outro em coisas práticas. Entretanto, quando um estiver com um espírito autocrítico muito aguçado, o outro não irá ajudar a diminuir. Ambos poderão ser felizes trabalhando juntos!  

AQUÁRIO

 

PEIXES

Peixes ensina a Aquário a 'desligar' um pouco a sua mente e Aquário ensina a Peixes o livre arbítrio. Ambos são muito generosos para com outras pessoas e irão desenvolver  interesses além do relacionamento.  
  

GÊMEOS

 

LEÃO

Mútua apreciação. Leão achará Gêmeos divertido e Gêmeos achará Leão muito interessante. Para dar certo, Gêmeos deve evitar a superficialidade em assuntos que Leão vê como um 'ponto de honra'!   

VIRGEM

 

 LIBRA

Ambos são muito caprichosos e preocupados com as coisas ao redor. Virgem pode ensinar Libra a ser mais prático e Libra ensinar Virgem a lidar melhor com os relacionamentos em geral.   

 PEIXES

 

 

PEIXES

 

Muito sensíveis, praticamente irão se comunicar por 'telepatia'. Compreenderão integralmente um ao outro, mas um precisará ser mais prático para sustentar a união. 

Observação: Não fazemos consultas a respeito de compatibilidades de signos solares além do que já  está na tabela.