OS SIGNOS E AS CRIANÇAS

Vanessa Chrystina R. Tuleski, em 27 de junho de 1998.

 

De um modo geral, as crianças de um mesmo signo solar possuem características em comum. São essas características que iremos explorar nesse artigo.
As características abaixo são puras, ou seja, não levam em consideração outros fatores, como o signo Ascendente, por exemplo. Porém, mesmo assim, a descrição geral será muito próxima da maneira da criança de ser.

COMO BRINCA: Essa criança irá buscar brincadeiras de ação. Você irá vê-la subindo em árvores, correndo, competindo. Ela exercerá natural liderança sobre as outras crianças, tendo uma idéia bem clara a respeito do que e como brincar. Suas brincadeiras prediletas serão as do tipo desafiantes.
PERSONALIDADE: A criança ariana é muito decidida. Sabe exatamente o que quer e pode facilmente se impor aos adultos. Com os amigos, em função de sua personalidade forte, ela pode ter um comportamento autoritário.
COMO LIDAR: Se sentir um comportamento 'quero porque quero' mostre firmeza, ao mesmo tempo ensine que o mundo não pode viver em função de suas vontades. Porém, em situações em que ela pode escolher e já tem uma decisão, respeite. Pode parecer assustador que com tão pouca idade ela já saiba o que quer, mas é, de fato, parte da sua personalidade.
PECULIARIDADE: Tanto a menina como o menino irão gostar de 'brincadeiras masculinas', como perseguição. Os dois também firmam a sua identidade em contato com o pai, embora seja a mãe quem lhes ensine a moderação.

COMO BRINCA: Essa criança irá buscar brincadeiras em que possa pegar, fazer, construir. Você irá vê-la sentada na areia fazendo castelos. Ela gostará de brinquedos de montar. Poderá apreciar estar na terra ou na areia. Nas brincadeiras, não sente necessidade de liderar, mas tampouco faz o que realmente não quer.
PERSONALIDADE: Essa criança é muito tátil, tem necessidade de contato físico, afago, abraços e beijos. Em geral, ela é meiga e por isso 'conquista' os adultos. Mas pode ser incrivelmente teimosa e ciumenta, também.

COMO LIDAR: Ensine-a a dividir. Também não ceda a chantagens do tipo 'você é só meu'. Evite fazer todas as suas vontades e também superalimentá-la ou mimá-la em demasia. Respeite seu espaço privado. Não doe seus brinquedos sem solicitar isso a ela. Em situações de ciúme, mostre a ela de que há muitas maneiras de amar e que pode-se amar muitas pessoas, cada uma de um jeito especial.
PECULIARIDADE: A criança taurina tem facilidade em se relacionar com os adultos. Ela prefere aqueles que sejam bonitos ou agradáveis de algum modo.

COMO BRINCA: Essa criança adora joguinhos que 'puxem' pela inteligência e brincadeiras que utilizem palavras. Ela gosta de brincadeiras versáteis, em que todos falem e participem. Tem facilidade em se relacionar e gosta de formar parcerias, embora possa variar de parceiros. Muitas vezes, encara a escola como uma brincadeira e lugar de diversão. Também, se diverte com livros e vendo programas infantis na televisão.
PERSONALIDADE:
Muito curiosa, essa criança te enche de perguntas. Ela é inquieta e observadora, está sempre interagindo com o mundo ao redor. Algumas vezes, sua grande flexibilidade pode fazer com que conte mentiras com a maior naturalidade.
COMO LIDAR: Embora pequenas mentiras sirvam para deixar uma história mais atraente, deixe claro que não 'há hora para inventar ou brincar e hora para falar a verdade'. Apesar da sua curiosidade, não conte coisas antes do tempo ou para as quais ela não esteja preparada. Como ela tem necessidade de variedade, deixe com que se relacione com vizinhos, primos e parentes. Ensine a ela a ter limites na hora de utilizar sua esperteza.
PECULIARIDADE: Extremamente voltada para o aprendizado, essa criança necessita entender as coisas e mostrará o melhor de si quando estiver aprendendo.

 

COMO BRINCA: Essa criança brinca buscando uma ligação, um elo entre ela e as outras crianças. Ela gosta muito de brincadeiras 'tradicionais', como pular corda, bater as palmas das mãos, passa-anel, etc. Essa criança também gosta de 'brincar de família', a menininha canceriana é a mãe e o menininho canceriano é o pai. Ela também se apega aos seus brinquedos, que tem um significado emocional muito grande para ela. De um modo geral, não gosta de brincadeiras demasiadamente competitivas, preferindo aquelas que misturem habilidade com sorte.
PERSONALIDADE:
Caseira, essa criança demora para se entrosar com vizinhos, mas uma vez que o faça, a ligação é sólida. Carinhosa, gosta da companhia dos pais ou de adultos protetores. Muitas vezes, entretanto, pode ser 'birrenta' e não aceitar fazer coisas 'porque tem medo'. Também tem um temperamento bastante emotivo, podendo ficar magoada facilmente. Os meninos podem não ter facilidade em serem tão independentes ou durões quanto lhes é cobrado.
COMO LIDAR: Encoraje-a a fazer coisas novas, mas sem 'empurrá-la'. Fale dos benefícios, das coisas boas de algo e tenha paciência enquanto ela vai perdendo o medo. Se ela ficar muito chorona ou birrenta, coloque um limite. A criança canceriana pode ser especialista em chorar para conseguir coisas. Por outro lado, quando sente que não é 'manha', respeite seus sentimentos e converse sobre eles.
PECULIARIDADE: A criança canceriana é toda sentimento. Ao invés da quietude e do distanciamento emocional, ela preferirá interação. Tem grande necessidade de ser amada.

COMO BRINCA: Essa criança adora brincar. Ela gosta de brincadeiras expressivas. Por isso, terá atração natural pelo teatro e fantoches. Exerce natural liderança sobre as outras crianças, devido a sua personalidade forte e alegre. Gosta de brincadeiras em que possa estar rodeada de outras crianças e se destacar. Também adora brincadeiras criativas e, na escola, pode gostar da 'aula de artes'. Pode gostar de brincar que é um personagem, como Peter Pan ou Alice no país das maravilhas.
PERSONALIDADE:
Personalidade é o que não falta ao pequeno leonino. Desde pequeno, já tem idéias próprias sobre muitos assuntos e gosta de dizê-las, inclusive aos seus amigos. Ao mesmo tempo em que é orgulhoso, o pequeno leonino também é sensível. Tem necessidade de se destacar, por isso se torna autoritário e mal humorado quando isso não acontece.
COMO LIDAR: Ensine ao leonino o momento de ser humilde e pedir desculpas. Também mostre a ele que ele tem luz e brilho próprio e que por isso não precisa temer perder seu lugar. Quando perceber que o leonino está 'ditando regras' para outras crianças, explique a ele que cada um tem um jeito, e que ele precisa respeitar maneiras diferentes de ser. E jamais humilhe o leonino na frente de outras crianças. Ele tem uma saudável necessidade de respeito, desde cedo.
PECULIARIDADE: O leonino compreende muito bem princípios e códigos de ética. Se ele entender porque não deve fazer algo, conte que ele se comportará do modo mais digno possível.

 

COMO BRINCA: Essa criança gosta de desafios mentais e de jogos que permitam 'ordenar' o mundo. Em geral, a criança virginiana só se 'solta' em uma brincadeira quando conhece bem as regras implícitas. Ela não é muito afeita a brincadeiras  de demonstração física e tem necessidade de saber que tipo de brincadeira é mais adequada para ela. As meninas podem gostar de brincar de casinha, e ambos os sexos gostam de brincadeiras de 'fazer' algo, como, por exemplo, confeccionar pipas/papagaios. As crianças também gostarão de brincadeiras 'úteis', que permitam aprender algo enquanto brincam, como, por exemplo, ajudar o papai ou a mamãe a fazer algo ou desenvolver uma tarefa passada por eles com outros amiguinhos.
PERSONALIDADE:
A criança virginiana quer saber como o mundo funciona. Ela se sente bem situada em uma rotina, sabendo o que irá fazer daqui a uma hora. Porém, muitas vezes ela poderá ser excessivamente crítica quando as coisas estiverem 'fora de lugar', como o almoço que atrasa ou é 'diferente' do que ela está acostumada. Ela também pode ter dificuldade em relaxar e, igualmente, criticar as outras crianças.
COMO LIDAR: Ajude-a a lidar com o seu nervosismo, colocando-a em atividade e fazendo com se sinta útil. Também explique que algumas coisas não necessitam de regras ou procedimentos pré-estabelecidos. Quando ela se tornar muito crítica, faça-a ver que nem tudo é perfeito ou como queremos. Elogie seus esforços e aquilo que ela faz bem.
PECULIARIDADE: A criança virginiana quer participar do mundo. Ela tem grande facilidade em aprender procedimentos e gosta de se sentir útil.

COMO BRINCA: O pequeno libriano adora brincadeiras com parcerias e interação. Vai gostar de 'dançar quadrilha' em festas juninas e irá apreciar jogos que promovam a harmonia e a união. A criança libriana tem uma queda natural para as artes. Enquanto pinta ou desenha, ela também cuida do seu caderno, o deixa bonito. Os brinquedos para o libriano, se tornam seu 'companheiro'. A criança libriana adorará passeios de bicicleta junto com os amiguinhos. Terá um certo gosto por brincadeiras que impliquem em formar pares, do tipo 'quem gosta de quem'.
PERSONALIDADE:
Por natureza, a criança libriana é sociável. Ela prefere respeitar a harmonia e chegar a um acordo do que assumir arrojadamente algo e correr o risco de ficar sozinha. Por esse motivo, muitas vezes, a criança libriana será muito indecisa. Ela poderá ter dificuldade em fazer escolhas e também em impor a sua personalidade. Por medo de desagradar, inconscientemente, ela também tenderá a quebrar lealdades, se perceber que ficar de um determinado lado possa prejudicá-la.
COMO LIDAR: Trate-a bem, sempre gentilmente. Ensine-a que decisões nem sempre são questões de vida ou morte e que temos que nos acostumar em fazer escolhas e eventualmente errar. Em situações em que ela se sentir decidida, faça com que ela mesma se pergunte o que quer, sem levar em conta sempre o que os outros querem. Quando ela tiver dificuldade em impor sua personalidade, e, por outro lado, se tornar muito superficial com antigos bons colegas, faça com que ela trabalhe e entenda melhor seus sentimentos.
P
ECULIARIDADE: De um modo geral, a criança libriana é bem comportada e bastante equilibrada. Tem grande facilidade em entender conceitos de justiça e aplicá-los.

COMO BRINCA: Essa criança tem paixão por brincadeiras de esconder, investigar e de usar astúcia. Gosta de jogos que exijam observação e perspicácia. Eventualmente, também pode gostar de brincadeiras que testem resistência física. A criança escorpiana também se 'joga' nas brincadeiras com muita intensidade, assim, ela escolherá um brinquedo/brincadeira que permita descarregar suas fortes emoções. A princípio, ela não tem facilidade em se enturmar, escolhendo amigos criteriosamente. De todas as crianças, essa é a que mais vai gostar de brincadeiras de conteúdo erótico, como a do médico. Prepare-se para lidar com essa curiosidade sem preconceitos que possam prejudicá-la.
PERSONALIDADE:
Naturalmente intensa, a criança escorpiana é fortemente emocional, porém tenta conter isso. Ela reage a tudo com paixão ou repulsa, mesmo que se mostre exteriormente indiferente. Pode ter fortes aversões e também se liga intensamente a quem ela gosta. A criança escorpiana tem certo desprezo pela fraqueza, podendo humilhar outras ou ela mesma se sentir 'má'.
COMO LIDAR: Tire um pouco da cabeça do escorpiano a dualidade 'bem' ou 'mal'. Ensine-o a tolerar pessoas de quem ele não gosta, explicando que o mundo contém personalidades variadas. Tempere a sua intensidade emocional, quando ele repentinamente pode ter raiva de você (porque você se afastou), com sensatez, reafirmando o seu amor, mas evitando mimá-lo ou 'cobri-lo de presentes', porque essa criança capta com muita facilidade nuances psicológicas e pode entender que você quer comprá-la ou substituir seu amor com presentes. Diga a ela que ela não é 'má', mas que simplesmente que 'às vezes faz algo errado' e pode corrigir essas pequenas atitudes.
PECULIARIDADE: Essa criança tem grande necessidade de amor por detrás de sua forte personalidade. Sempre que recebe amor, ela retribui com uma muita lealdade. Ela também percebe muito facilmente a psicologia das pessoas, desde cedo.

 

COMO BRINCA: Eis uma criança que gosta de esportes e brincadeiras desafiadoras ao ar livre. Essa criança tem necessidade de explorar novos lugares. Gosta de brincadeiras que permitam exploração e passeios. Adora desafios e brinca com grande entusiasmo. Gosta de brincadeiras 'grandes', como ser um pirata imaginário em um navio. As meninas desse signo não param em casa e tem facilidade em brincar com meninos. As crianças sagitarianas adorarão filmes ou narrativas que permitam 'viajar' ou viver aventuras mentais!
PERSONALIDADE:
Inquieta, essa criança 'não cabe' em si. Franca, muitas vezes se conduz com tanta espontaneidade que pode 'falar coisas que não devia' ou 'atropelar' alguém em uma brincadeira. Em geral, a criança sagitariana não gosta de limites e está sempre 'estourando-os'. Pode ter o quarto bagunçado e ser meio desligada na escola. Faz aquilo que gosta, e não o que precisa.
COMO LIDAR: Ensine um pouco de limites e não a deixe fazer tudo, porque nunca será suficiente, e cada vez que ela conseguir uma coisa, desejará outra. Mostre a ela, também, que não podemos fazer apenas aquilo que queremos, ou seja, temos que cooperar e fazer alguns 'deveres'. Quando ela se tornar excessivamente franca ou insensível, ensine-a a tolerância e a compreensão.
PECULIARIDADE: Essa criança gosta de compreender as coisas. Ela ficará feliz com explicações sobre como o mundo funciona, não em seu sentido prático, e sim conceitos, idéias e filosofias.

 

COMO BRINCA: Brinca com grande concentração. Seu brinquedo é seu trabalho. Gosta de brincadeiras com regras claras, em que seja possível saber o que cada um vai fazer e quando, por isso se sente à vontade com brincadeiras conduzidas por adultos, por exemplo. Tem facilidade com brincadeiras que exijam estratégias, podendo gostar de jogos como 'Combate' e outros. Também tem gosto por 'brincar aprendendo', unindo o lazer a algo útil.
PERSONALIDADE:
Desde cedo, essa criança parece saber 'como o mundo funciona'. Em geral, ela tende a respeitar os pais e os adultos, menos quando sente que eles não tem 'autoridade' para fazê-lo. Apesar do respeito aos adultos, essa criança é muito obstinada. Ela é resistente e não se deixa intimidar facilmente, sendo que esse é, de fato, o seu caráter.
COMO LIDAR: A criança capricorniana não gosta de 'pais fracos', a não ser quando há amizade e camaradagem, porém, se o pai ou o adulto estiver inseguro em exercer sua autoridade, ela percebe isso com muita facilidade. A criança capricornina gosta de regras, mas não de 'exceções a regra', ou seja, quando alguém diz algo, mas não dá o exemplo. Como ela é muito obstinada, ensine-a a ser menos rígida consigo mesma e com os outros.
PECULIARIDADE: A criança capricorniana nunca é totalmente 'criança'. Ela terá sempre um nível de maturidade acima da média, apesar disso, não se deve exigir mais do que ela já conscientemente assume.

COMO BRINCA: O pequeno aquariano em geral é meigo ou um 'capetinha', porém, qualquer um dos dois tipos adora brincadeiras agitadas, com muita 'bagunça' e interação em grupo. Essa criança quer brincar de coisas excitantes e fazer brincadeiras 'diferentes'. É muito inventiva e criativa e muitas de suas brincadeiras são do tipo 'desafiantes', como 'vamos subir na árvore daquele vizinho ranzinza?'. A criança aquariana tem atração por brinquedos tecnológicos, como videogames ou outros.
PERSONALIDADE:
Inquieta, a criança aquariana está sempre procurando algo para fazer. Imprevisível, faz perguntas desconcertantes. Pode ter uma fase 'do contra', em que só diz 'não'. Quando está muito agitada, pode deixar o ambiente turbulento.
COMO LIDAR: Em primeiro lugar, aceite-a como é, sem tentar mudá-la. Seja muito coerente entre o que você pede para que ela faça e o que você mesma faz, pois de outra maneira ela irá questioná-lo e desobedecê-lo. Quando ela se tornar muito agitada, converse com ela e pergunte o que está havendo. Se ela continuar muito rebelde, os piores 'castigos' não serão os físicos, e sim proibir de ver algum amiguinho. Incentive sua criatividade.
PECULIARIDADE: Essa criança poderá assimilar modelos e padrões de comportamento, porém, por natureza, ela tem uma individualidade muito distinta e sua contribuição no mundo mais tarde será através desse jeito 'diferente' que ela manifesta desde pequena.

COMO BRINCA: O pequeno pisciano vai pedir duzentas vezes para ver novamente o desenho do Aladim. Extremamente imaginativa, a criança pisciana está sempre brincando, mesmo quando está sozinha. Ela brinca em seu mundinho, cheio de criações. Tem dificuldade com brincadeiras agressivas, preferindo as mais lúdicas. Essa criança vai gostar de desenhar, pintar e 'criar mundos'. Também irá gostar de objetos que permitam 'fazer música'. Terá prazer especial em brincar na água.
PERSONALIDADE:
Sonhadora, de temperamento introspectivo (mesmo que seja falante!) e extremamente sensível, assim é a criança pisciana. Muitas vezes, ela se fechará em seu mundinho. Ela é particularmente afetada por um ambiente doméstico desarmonioso. Muitas vezes, a criança pisciana sente medo da vida.
COMO LIDAR: Respeite-a em sua delicadeza e imaginação. Nunca desfaça os seus 'castelos de areia', pois eles irão se desfazer com o tempo. Quando ela se tornar muito arredia ou solitária, encoraje-a a vir para o mundo, oferecendo a sua proteção. Quando ela se magoar ou chorar à toa, explique não houve a intenção e que ela não precisa se magoar. Se ela se recusar a ir para escola, pergunte o que possa estar acontecendo e procure não julgá-la, mas apenas aconselhá-la.
PECULIARIDADE: A criança pisciana é como um 'embrião', muitas de suas características estão apenas se desenvolvendo durante a infância. Mais do que qualquer outro signo, a criança desse signo absorve influências do meio, podendo assimilar traços de caráter de alguém que ela admire.